14 agosto, 2011

Pai, ontem eu cheguei em casa e tinha uma mensagem sua no meu celular, depois de dias sem você me atender, li em alguns caracteres algo sobre seus habituais problemas com a Tereza e as crianças. Interessante como você culpa as crianças por teu descaso comigo, algo que eu já deveria ter me acostumado, ou não... Já que antes das crianças suas maiores desculpas esfarrapadas eram a vovó, as constantes brigas com a minha mãe. Eu não tenho mais 8 anos, pai, ir me buscar na escola, conversar comigo por 30 minutos e ir embora pra voltar em duas semanas nunca me fez feliz, um cheque seu todo mes não me ganha, pagar meus cartões, viagens, roupas, não faz de você alguém admirável. Tenho inúmeros defeitos e qualidades, como todo bom ser humano, mas eu cresci, pai, e te digo que hoje, aos 21, aprendi poucos ou nenhum com você. Minhas tias acham que esse meu lado meio ranzinza veio de você, quando reclamo: só posso ter puxado de você, quando sou grossa e estúpida: você, você... Você e todas essas coisas das quais eu me envergonho. O segundo domingo do mês de Agosto não te deixa mais especial, esses domingos só me lembram as esperas, inúteis, de que você tocasse a campainha, ou aquelas promessas ridículas de que você viria mais vezes, será que hoje você já se deu conta de que eu nunca acreditei naquilo? Mas que importância tem isso, não é, pai?
Vou te dizer de novo: Eu cresci e você nem tem mais porquê me mandar dinheiro todo mês, não precisa me pagar por ler seus erros (completamente e ironicamente justificáveis) via sms, não jogue a poeira pra debaixo do tapete como você sempre fez, não invente mais desculpas, você só engana a si mesmo com essa sua pseudo perfeição, daqui de onde estou vejo o quão insólito você é. Embora não pareça lendo tudo isso, eu não sinto raiva, sabe? Não aprendi, mesmo com essas coisas todas que você me apronta, a não gostar de você. A cada um sua escolhas, seus caminhos e curvas.
Eu sou humana e digna, pai, não perca a oportunidade de aprender comigo, de me mostrar alguém que eu não sei quem você é de verdade, talvez eu até me orgulhe de você qualquer dia desses, quando você cumprir seu papel na minha vida.

Por enquanto, ao segundo domingo de Agosto, eu só posso dizer uma coisa:

Feliz dia dos pais, mãe.